terça-feira, 3 de novembro de 2009

Notas de falecimentos.


Eu estou um tanto chocado. Claro, a culpa não foi do meu editor (word, excell, powerpoint, notepad, qualquer coisa do tipo e afins). Semana passada andei com o hiato inflamado. Ainda não sei se é alguma hérnia de hiato, esôfago, coisa e tal. Mas tive uma semana de jejum, cortei café, ficou zero cafeína, coca-cola (nem zero cal rolou), chocolates (aqueles de máquina que tomamos no expediente), comia pouco e ainda sentia dores no peito. Enfim, um antessentir duma história vindoura que me deixaria deveras aborrecido. Fecharam o blog do Gerald. Isto mesmo. O último post "Fecharam o Blog". Pois é, meu diretor teatral favorito, crítico, ensaista, dramaturgo, artista (adoro os desenhos do cara), teve de tirar seu blog do ar de maneira urgente. O motivo ? Provável cancelamento de contrato. Segundo o post, mudanças nas políticas da empresa que subsidiava o recurso no ar. Enfim, acabou o que era bom. Como tudo neste país. Vão-se os anéis, ficam-se os dedos. Agora, resta torcer pro Gerald pintar no café Teatro & Cia da Dr. Villa Nova, tomar uns cafés e quem sabe ter a sorte de encontrá-lo para jogar conversas fora. Quem sabe num boteco da Roosevelt. Não em plena Satirianas (aliás, nem fui. O repertório era tão imenso que desanimei). Alías, encontrar dramaturgos nas Satirianas em épocas passadas era a coisa mais comum. Outro golpe me deixou ainda mais triste. A nota de falecimento de Claude Lévi-Strauss. Triste, muito triste. O mundo está perdendo pessoas importantes, de significados maiores. Espero que saibamos considerar tais perdas. E avaliar o significado e o legado do saber que deixam para nós. O mundo está tão capitalista, tão selvagem, que figuras representativas deste pensar mais social torna-se significativa para manter a balança em equilíbrio. Claude Lévi faleceu com 101 anos de idade, sendo o primeiro membro da Academia Francesa a atingir tal idade. Isto é um fator importante para analisarmos. Uma mente brilhante, vivendo tantos anos, só poderia ser alguém que realmente amava viver, e que queria atingir um grau de compreenção e sabedoria deste mundo para poder continuar produzindo e transformando seu conhecimento em uma inteligência que pudesse alcançar pessoas. Só um amante do mundo, da vida, de sí para avançar tanto. E isto é fenomenal. Neste dia 02 de Novembro, em pleno finados, tantas famílias prestam homenagens aos parentes que se foram. Prestei aos meus entes queridos que foram-se desta para melhor. Ao Claude, e também ao blog do Gerald que acabou. Tantas perdas. Tantas perdas. Tantas perdas. Não me perguntem nada. Porque eu também não tenho respostas. Neste mundo, temos que ter coragem para enfrentar, mesmo o desconhecido. O futuro, aqui, ninguém sabe.

Nenhum comentário: