domingo, 20 de junho de 2010

Tarsila --> Cartão Postal

Por alguns minutos, observei a olho nú esta tela "Cartão Postal", de Tarsila. Fazendo parte de uma exposição num museu alguns metros de minha casa, ficou recorrente minhas visitas ao local. É uma obra importantíssima da artista e avaliada em alguns milhões de reais. Pertencendo a fase mais rica e radical de Tarsila. Período em que sua obra adquire experiências surreais, chegando ao cume com a obra "Abaporu". De Tarsila, não tenho admiração pelos teus trabalhos num todo. Entretanto, reconheço e contemplo seu talento. É raro quando uma tela como esta sai de uma coleção particular para percorrer museus. No caso deste trabalho, que pertence a um banqueiro, não tinha visto e poucas vezes pude estar diante das maiores e mais importantes telas da Tarsila. Em 1998, fiquei 6 semanas em Buenos Aires para realizar um curso e pude visitar o Museu de Artes Modernas. Foi lá que tive o primeiro contato com Abaporu. Depois, iniciei um longo estudo da obra de Mário de Andrade e vários outros artistas da Semana de 22. Acabei mergulhando na obra de Mário, muito mais importante do que todo antropofagismo. Deparei-me com Macunaíma. Queria ver a peça do Antunes Filho, e pedi permissão para frequentar o CPT onde era possível rever em vídeo. Pois, trata-se de uma peça realizada na década de 80, numa época em que eu era muito jovem. Este material serviu de base para um Mestrado que iniciei na PUC, em crítica literária. A tese inicialmente iria fazer este dialoguismo deste movimento antropofágico com as artes : pintura, poesia e prosa. O que era muito comum por estes artistas naquele período. A pesquisa foi muito bem aceita na PUC, que admira e estuda este movimento da Semana de 22 e tudo que veio depois nesta linha do modernismo. De todo este meu mergulho em teoria, prosa, artes em geral, meio que fiquei restrito e viciado apenas num certo conceito e grupo de artistas. Depois de longo período frequentando outras disciplinas da arte, outros movimentos, limpei meu olhar para novamente voltar aos modernistas. É como escrever um livro numa lingua e depois ler uma tradução noutro idioma diferente. Parece que a "música" passa a ser diferente, cantada noutro tom. Fui eliminando excessos de conceito, criando meu olhar técnico, minhas convicções e argumentações. E Tarsila, depois do deslumbramento inicial que me tocava, hoje não tenho mais aquela paixão inicial. Contudo, ela criou uma das obras mais valiosas de artistas brasileiros : "Abaporu". Que chega a 100 milhões de dólares fácil num leilão. E por ironia do destino, pertence a Argentina. E por outra ironia do destino, Tarsila terminou sua vida sem muito dinheiro. É a caminhada do Herói. Relendo "A Jornada do Herói", vamos ver que o Dr.Joseph comentava destas decisões que tomamos na vida. Entre uma vida burocrática e meio homem-máquina, ou uma vida repleta de aventuras, tudo parte de uma escolha. Tarsila foi feliz ao romper com uma tradição de época e tornar-se uma artista revolucionária e das mais importantes do mundo.

Nenhum comentário: