quinta-feira, 16 de novembro de 2017





Festival Internacional de Berlim transformou jovens refugiados do Afeganistão em poetas.

Enquanto o presidente parlamentar da Alemanha, Norbert Lammert, ainda conversava com o escritor argelino Boualem Sansal sobre o romance "2084. O fim do mundo", as multidões já estavam fazendo fila para o "Projeto de Poesia".
Durante o período de oito meses, jovens de 14 a 18 anos do Afeganistão e do Irã encontraram-se com seus mentores de poesia em Berlim para realização das oficinas. Todos tinham uma experiência em comum: eles teriam viajado sozinhos, alguns deles indo do Afeganistão para o Irã, onde viveram tempos difíceis para depois partir pra Europa. Yasser Niksada, o mais jovem do grupo, disse: "Esteja ao meu lado e veja o que acontece comigo". E, de fato, usando palavras e ritmos para capturar estas experiências tão particulares e duras, os refugiados conseguiram alcançar não apenas as mentes, mas também as emoções da platéia. Eles expuseram suas vidas e pensamentos - e a audiência entendeu.
Os poemas falam de medo, solidão e anseio. Muitos dos poemas falam de saudade de um Pai ou uma Mãe que perderam. "se eu pudesse, me transformaria em calos na sua mão" escreveu Samiullah Rassouli, de 17 anos de idade, em um poema para seu Pai.
Kahel Kashmiri, outro jovem poeta, disse que quer seguir a carreira de poeta e escritor.
os jovens leram seus poemas em um alemão impressionante, conforme escreveu a matéria. e tiveram poucos meses de estudos.
"Nunca ouvi poemas como estes antes", foram as palavras de Uli Schreiber, antigo membro do Parlamento de Bremen ( CDU ). "Estes são versos que entrarão na memória coletiva do nosso tempo".

Nenhum comentário: