sábado, 9 de julho de 2011

O arquétipo de Minotauro no imaginário popular.


"Uma vez com o touro, Minos deveria sacrificar o touro em homenagem ao deus, porém decidiu mantê-lo devido a sua imensa beleza. Como forma de punir Minos, a deusa Afrodite fez com que Pasífae, mulher de Minos, se apaixonasse perdidamente pelo touro vindo do mar o Touro Cretense. Pasífae pediu então ao arquetípico artesão Dédalo que lhe construísse uma vaca de madeira na qual ela pudesse se esconder no interior, de modo a copular com o touro branco. O filho deste cruzamento foi o monstruoso Minotauro." Tem mais aqui.

Quando criança eu tinha medo da figura do Minotauro. Sejam pelas lendas contadas. Ou até mesmo por seriados de televisão, como exibidos no "Sítio do Picapau Amarelo" pela TVE. Foi apenas na adolescência, com hábito frequente de leitura, comecei a estudar mais história e mitologia. Tornando apreciador do gênero, fui conhecendo inúmeras histórias e lendas. Um bom caminho para o engrandecimento, aculturação, esclarecimento da evolução humana e de nossas distintas culturas.



Vou trazer pra cá o que teria escrito no face : - O grande erro de Minos foi não ter sacrificado o touro Cretense. Que acabou seduzindo Pasífae e dando origem ao filho Minotauro. Reconhecendo o erro, Minos cria um labirinto para que a criatura lá vivesse. E consumisse de jovens meninos e meninas capturados dos distintos territórios dominados pelo império de Minos. Esta lenda ilustra a infantilidade e o materialismo de Minos, que preferiu - seduzido pela beleza - manter vivo aquele Touro branco. Assim é o homem moderno - egoísta, materialista, individualista. Por isto, tantas paixões por carros, brinquedos e afins. O homem moderno é escravo de seus próprios pesadelos. Sábia é a história, sábia é a mitologia. Viver bem é uma grande sabedoria, isto sim. Mas tem que ter muito dissernimento, muita humildade, muito amor ao próximo para saber distanciar as coisas ruins do mundo moderno. E não somente isto.

Nenhum comentário: