quinta-feira, 9 de outubro de 2008

I Love Rock N' Roll

É isto aí. Joan Jett para lembrar um super sucesso de 1983. Ouvia muito esta canção ainda muito jovem, perdido nas montanhas do sul de Minas Gerais. Ficava imaginando como uma mulher poderia ser líder de uma banda e ainda cantando com aquela atitude. Tempos diferentes. Detalhe, na época não tinha vídeos nem MTV. Então, era comprar revistas especializadas para poder ter acesso as fotografias dos shows e matérias especializadas. Quando muito, o encarte de um disco importado trazia alguma foto. Era muito difícil acompanhar o que rolava no mundo inteiro. Hoje, a internet faz este papel de trazer praticamente tudo na tela com apenas um click.
Das Girl Bands surgidas na década de 90 por influência das pioneiras bandas femininas como Blondie, Path Smith, Siouxsie And The Banshees e outras, a única que pude presenciar um show ao vivo foi L7, durante passagem pelo Rock In Rio de 1993. Na época, o auge era o grunge de Seatle e coisas punks modernosas americanóides. Pois é, eu usei muito camisa chadrez e coturnos. Era must entre a garotada. Numa certa época da vida, achei que a Califórnia deveria ser o paraíso. Até que um dia pude visitá-la e mudar um pouco meus conceitos. Ainda pude ter tempo de fazer o percurso "turístico" pelos points dos beatnicks em San francisco e comprar alguns livros do Kerouac que ainda tenho. Só assim pude entender aquela geração de 50 e tudo que veio depois. E parece-me que loucos somos nós e não aqueles jovens transgressores. O mundo mudou, mas a cabeça de muita gente não. O que é uma pena. Ah, sobre sons e afins, eu tive um aparelho walkman que usava uma pochete pra carregá-lo e consumia 4 pilhas grandes. Era uma criança andando com aquela engenhoca na cintura. Achava o máximo, tipo ciborgue com toda aquela parafernalha high tech. E não é que hoje um mp3 cabe no bolso da camisa e pesa menos de 100 gramas ? Que coisa. Acho que a tecnologia ajudou a mudar a cara do rock e dos ouvintes, obviamente. Apesar que estou quase voltando 100% a ouvir vinil.




L7 pra matar saudades (tempos geniais).

2 comentários:

havelinemonteiro disse...

Olá Humberto,
Acabei tive o prazer de conhecer teu blog através de uma postagem no http://www.digestivocultural.com/blog/post.asp?codigo=2032
e espero frequentá-lo mais vezes.
vou add um link no meu blog.

Um abraço.

havelinemonteiro disse...

Oi Humberto,

Cheguei até o teu blog de forma meio sem saber de fato o que iria encontrar vim através do link http://www.digestivocultural.com/blog/post.asp?codigo=2032 gostei das suas postagens e espero vir ao seu blog mais vezes.

Um abraço