domingo, 20 de julho de 2008

Marcel Duchamp (no MAM-SP)


Hoje, fui até o MAM (Ibirapuera) pra ver a exposição "Duchamp-ME", paralela ao grande salão onde encontram-se obras (originais e réplicas) do artista Marcel Duchamp. Pra variar, o estacionamento da Bienal e regiões do parque estavam um cãos. Haviam policiais da Polícia Metropolitana e guardas da CET pra todo lado. Circulei 3 vezes (entrando e saindo do Parque) pra poder achar uma vaga. Acabei levando a melhor, encontrei uma vaguinha ao lado do MAM. Fui com um amigo, Wanderson, e pudemos almoçar calmamente no restô do museu. O almoço realmente estava tão bom que valeu a facada na hora de pagar. Em um salão paralelo, encontrei uma exposição muito mais simples, "Duchamp-Me", acerca de obras de artistas brasileiros inspirados nas criações de Duchamp. E estando no salão principal, o que realmente interessava eram poucas coisas de Duchamp. Talvez, a obra "Urinol" ilustra a figura mais clichê e famosa das obras dele, quando criou o termo "ready-made". Ela estava em destaque logo na entrada do salão principal. Entretanto, eu queria mesmo era ver de perto uma réplica da reprodução de "Nú Descendo Escadas". Este trabalho foi tão polêmico que causa controvérsias até hoje. Lembro-me de um curso que fiz na Casa Do Saber, com Ferreira Gullar, sobre história da arte. E este quadro de Duchamp, do nú, foi o que mais gerou comentários, gritarias, discussões. É um trabalho de vanguarda, Duchamp usara cálculos matemáticos para conseguir realizar tais traços que dariam forma a esta obra. O que decepcionou-me foi o tamanho da réplica, muito pequena. Eu consegui tirar umas fotos pela camera do meu celular. Não ficou grande coisa, mas dá pra ter uma idéia. Foi um passeio maravilhoso. O parque, como sempre, estava abarrotado de gente. Pena que a grande maioria nem sabe que a exposição de Duchamp era de graça. Logo, o museu estava tranquilíssimo. Na lojinha do MAM, o livro "Duchamp - Uma Biografia", publicado pela estupenda Cosac Naify, estava sendo vendido. E um exemplar poderia ser manuseado - sem problema algum - pelos curiosos. É um livro que não pode faltar na estante.



Ps.: aos domingos, a entrada é livre. Sendo permita fotografias sem flash.
Ps2.: A Assessora de Imprensa do MAM entrou em contato comigo solicitando para retirar as fotos do Blog. Pois, tem uma lei (leia abaixo) que não permite a publicação de quaisquer fotos. Sendo assim, retirei as fotos anteriormente postadas.
"A fotografia de quaisquer obras expostas deve ser feita exclusivamente para finalidades privadas, sendo vedada sua exposição pública sob qualquer meio ou sua exploração sob qualquer modalidade, nos termos dos artigos 77 a 79 da Lei de Direitos Autorais (Lei nº 6.910, de 19 de fevereiro de 1998)."

Um comentário:

Luciana Pareja disse...

Olá,
Sou assessora de imprensa do MAM e vi sua postagem sobre a exposição. Muito legal! Que bom que vc prestigiou a obra de um dos artistas mais importantes da arte mundial.
Há um pequeno porém: talvez não tenha ficado claro para vc, mas as fotos são para uso privado, ou seja, vc não pode postá-las no blog. Segue a lei que está na entrada do museu:

A fotografia de quaisquer obras expostas deve ser feita exclusivamente para finalidades privadas, sendo vedada sua exposição pública sob qualquer meio ou sua exploração sob qualquer modalidade, nos termos dos artigos 77 a 79 da Lei de Direitos Autorais (Lei nº 6.910, de 19 de fevereiro de 1998).

Gostaria de pedir que vc as retire do blog, por favor, e agradeço desde já a ajuda. Deixe claro também que as fotografias são permitidas dentro das condições acima descritas, ok?
abs e obrigada
Luciana Pareja