terça-feira, 5 de maio de 2009

Ainda no ano do Brasil na França, um amigo meu que morava em Grenoble mandava vários correios eletrônicos contando coisas engraçadas da distante Paris que tanto achamos ser graciosamente bela. Nem sempre sendo tudo aquilo que os livros de Dan Brown narram. A Paris é uma cidade acima de tudo voltada ao turismo, ao bem estar e diferentemente de tudo daquele país. Numa das visitas ao cultuado "Favela Chic", ele topou com uma turma de brazucas (como somos conhecidos por lá). Entre tais brazucas estava a Dani Carlos. E ele nem conhecia a cantora. Eis que a confundiu com a equipe de brasileiros responsáveis pela organização de toda aquela festa. Até entender que estava diante de uma cantora que tinha vendido mais de 500 mil cópias de discos no Brasil, ele teve de voltar várias vezes no Favela ou entender um pouco mais dos fenômenos daqui debaixo. Pois é, quando cantaram a bola pro cara que tratava-se de uma Star Brasileira, ele quase teve um troço. Voltando ao Brasil, saiu carregado com os discos da Dani. Tanto para ouví-los quanto para presentear amigos franceses. Este meu amigo é muito engraçado e sendo uma conexão minha com a Europa. Afinal, eu jamais pus os pés naquele continente. Minha aventura ainda está restrita entre América do Sul e América do Norte. Aliás, já fazem 7 anos que não arrisco uma nova viagem internacional. E a próxima parada será a Itália. Eu sou bisneto de italianos. Meu bizavô era um Padre Italiano que veio pro Brasil no início do século XX junto com minha bisavó italiana e um casal de filhos. Meu avô foi batizado aqui como filho bastardo e nas certidões constam que o Pai dele era desconhecido. Tudo isto foi uma decisão da minha bizavó para assegurar a reputação do meu bizavô. Que continuou sendo Padre aqui no Brasil. Existe uma igreja na cidade de Cachoeira de Minas onde meu bizavô (Padre) pediu para ser sepultado sob o açoalho. Eu tenho a certidão de óbito dele e nela consta deste testamento. Assim como, fiz uma visita in loco na Igreja e constatei do fato. Faz alguns anos que a Italia ronda meus pesadelos e sonhos. E sinto que é uma vontade quase inenarrável de conhecer toda história dos meus antepassados. E este meu amigo que vive na Europa, de certa forma, tornou-se um link mágico por conta desta minha vontade de viajar para lá. Não saberia dizer quanto tempo conseguiria ficar. Talvez, o quanto o dinheiro der. Talvez, uma possível recolocação ou expatriamento numa estratégica de viver um tempo fora. Mas é tudo tão difícil. Pelo menos, a viagem enquanto turista acho que dá pra garantir em breve.
Abaixo, uma ótima música e cantada por esta nossa star.


Nenhum comentário: