domingo, 31 de maio de 2009

InXs & U2

Existiu um tempo em que havia uma competição saudável entre estas bandas. Eram discos cada vez melhores, álbuns que pareciam querer competir entre suas bandas que fomentavam sucesso, hits memoráveis e muita diversão. Lembro-me ainda do show do INXS que pude ver em 1991. Depois, em 1998 pude ver o U2 no Morumbi, em São Paulo. Ainda são bandas que gosto. Apesar que o INXS só tenho ouvido os discos gravados com Michael Hutchence. No ano de 1990 eu conheci uma jovem americana, de Ohio. Em passagem pela cidade dos meus Pais, esta jovem realizava um intercambio e não falava absolutamente nada em português. Eu tinha uma moto e vivíamos andando pela cidade. E o que mais fazíamos era trocar vivências musicais. O som que se ouvia em Ohio era muito triste, musicalmente, a Jéssica gostava de instrumental. Foi minha primeira experiência com o jazz. Eu tinha 17 anos. Ela conhecia muito pouco ou quase nada de INXS e U2. Diferentemente de Bon Jovi que era algo muito popular nos USA. Nossa amizade perdurou por 1 ano. Posteriormente, Jéssica voltou aos USA e retornou ao Brasil para estudar diplomacia em Brasília. Fazem anos que não temos mais contato. Hoje, sempre que ouço INXS, me recordo da minha adolescência, do tempo em que podia sentir livre por viver numa época de inocência e imaturidade. Hoje, ouvindo este novo som do U2, percebo que é um som mais maduro, tem alguma sensibilidade ali que nos toca diferente. A primeira vez que fiz audição de "No Line On The Horizon" eu me arrepiei todo. Tem algo tocante nesta música e não sei bem o que é. Fora a letra que é linda. Mas a musicalidade é muito tocante e a vóz de Bonno é algo sublime. Isto é, uma vóz que é o modelo pruma banda de rock deste formato. Assim como Hutchence. Eles foram fundamentais para forjar um estilo de banda, de atitude, de rock stars. Seja na maneira de vestir, de dialogar com as mídias, suas relações com o público que é o mais importante. Cada álbum novo é como um livro que um escritor lança. O que ele quer falar ao público. O que ele quer que o público saiba, o que tem de novo ou de conhecido. Estas são as perguntas e as respostas encontramos naquilo que nos toca ou que nos faz pensar diferentemente. Porque estamos mudando o tempo todo. E U2 é uma banda que sempre mudou. E sempre fez bem por mudar. O novo álbum é estupendamente belo. Além de um encarte inovador, numa embalagem caprichada, o disco realmente é tocante.
- Um hábito que aprendi com a Jéssica e anos depois, percebi que é hábito de gente que quase não tem muito tempo : entrar num supermercado e comprar algo e sair pela rua comendo. Eu sempre achei que deveríamos parar para comer algo. Hoje, acho divertido a idéia e sempre estou com alguma coisa comigo para comer. Inclusive, pacotes de bolachas. Mas não são as bolachas bonno e nem tostines. Estas eu tenho uma certa restrição por ter alta concentração de açúcar. Ou seja, engorda.



Nenhum comentário: