sábado, 8 de agosto de 2009

Corrida SP-RJ, O Desafio dos 600k

Pra quem conseguir participar desta prova, imagino que será inesquecível. Hoje, fui correr na USP. Acordei as 4 da madrugada, peguei o carro e cinco horas já estava na USP. Fiz 10 minutos de alongamento e mais 10 minutos de aquecimento. Só haviam dois carros chegando, eram ciclistas. No display de um grande relógio marcavam 12 graus de temperatura. Iniciei minha corrida e quando cheguei no 4 km tive de parar. Meu iPod travou e perdi o registro de uma corrida. Comecei outra corrida. Acabei concluindo os 10 km num tempo um pouco maior. Talvez, por já ter corrido 4 km puxado. Depois, com a temperatura na casa dos 13 graus meu desempenho caiu. Nunca corri numa temperatura assim. Eu nunca treinei corrida com instrutores. Hoje, utilizo a tecnologia Nike+ e esta corrida 600k abriu uma seletiva para corredores que utilizam o Nike+ e possuem perfil no site da Nikeplus. Eu só tenho uma opnião, esta seletiva será difícil, competitiva e tem muita gente arrebentando o solado no asfalto. Quando acabei minha corrida pela manhã, ainda na USP, aproveitei para sentar e observar os corredores que começavam a chegar. Lá por volta de 7 da manhã, a USP estava lotada de ciclistas e corredores. Eu estava então comendo umas barras de cereais para não ficar com tanta fome e observando os corredores. Muitos correm com auxílio de assessorias esportivas. Acabam fazendo uma pequena rede social e os treinos deixam de ser extenuantes e ficam mais agradáveis. No meu caso, faço por conta e porque gosto de corrida. Penso na minha qualidade de vida. Todos os esforços, metas, objetivos, penso que será melhor para minha evolução tanto no esporte quanto na vida. Claro, sempre tenho dúvidas, não sei quase nada de atletismo. Mas tento perguntar e tirar dúvidas com gente que conhece. Atualmente, eu frequento a academia Runner de São Paulo. Mas lá percebi que inúmeros professores não tem uma opnião formada sobre treinos de atletismo, dietas, exercícios focados para melhorar a performance do atleta. Eu uso a academia apenas para treinos de musculação que eu mesmo crio e faço natação quando dá. Fora isto, a academia não tem dado o retorno que eu procuro. Se em São Paulo existisse uma academia voltada exclusivamente para Triatlon, seria a academia que eu gostaria de frequentar. Outrora, se pudesse ter áreas específicas nestas academias por perfil de aluno, também seria interessante. A maioria das academias ou preocupam em fazer a vontade de muita gente que é perder peso, criar massa muscular magra ou aquelas aulas chatas de axé com malhação de pesos. Enquanto que, pra quem quer levar a sério um esporte, acaba ficando vítima de rotinas nada legais de academias em horários de pico. Por isto, hoje de madrugada, senti privilegiado correndo naquelas longas pistas asfaltadas da USP e longe de qualquer barulho ou alguma coisa que pudesse atrapalhar. São Paulo é muito bom. No entanto, tem hora que o excesso de gente incomoda. De resto, acho que esta seletiva para prova dos 600K tem me dado bons animos para os treinos e tenho traçado novos objetivos. É isto. A gente corre pra ver aonde chega, não é ?

Nenhum comentário: