domingo, 23 de agosto de 2009

Ironman - You Will Do This



A cada ano, o número de competidores amadores para provas de triathlon do circuito IronMan tem aumentado. Segundo a organização, 95% dos competidores são amadores. Apenas 5% tem patrocínio. Uma outra estatística interessante é que 85% dos competidores tem idade superior aos 40 anos. Isto talvez explica uma das maiores dificuldades de provas de longa distância : que é o lado psicológico. É necessário ter auto-controle, conhecer a si mesmo, seus limites. Somado a isto tudo, é necessário um equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Superação para quem pratica este tipo de esporte, ao meu entendimento, tem a ver com perseverança. Hoje, o esporte mais belo e ambicioso que conheço é o Triathlon. Eu gostaria enormemente de planejar minha rotina de vida para começar a praticar os esportes que compõem o triathlon. Atualmente, pratico corrida até 28km e natação. Ainda não pensei no ciclismo. Mas creio que não terei dificuldades. Quando adolescente, eu tive uma Caloi 10 e pedalava cerca de 40 km diariamente. Era um vício. Hoje, meu único vício tem sido a corrida. Eu não gosto muito da água. Exatamente, por conta deste lado emocional. Eu preciso estar muito leve para dar com a água. Caso contrário, não tenho rendimento. Como hoje em dia vivemos um stress medonho, tamanha competição do mundo moderno e de inúmeras tarefas e obrigações, é preciso alguns minutos de meditação para afastar toda esta pressão emocional e preparar corpo e mente para uma prática esportiva qualquer. Eu afastei do yoga tem um tempo. Mas ainda pratico alguma coisa. Sinto falta disto. As vezes, penso que São Paulo combina com tudo, pela facilidade e praticidade. Mas também corre-se o risco pela perda de tempo que gastamos deslocando de um lugar ao outro. Eu tenho um amigo de corrida. É advogado e está quase para aposentar. Contudo, este amigo consegue aliar esporte e trabalho numa boa. Uma vez que mora, trabalha e pratica esporte num mesmo bairro. Eu moro em um bairro, pratico esportes em outro bairro e trabalho em outra cidade. Tenho que enfrentar 60 km por dia de viagem ao trabalho (ida e volta), mais cerca de 2 horas de transito em média. É difícil aliar qualidade de vida em cidades muito grandes. Tenho inveja daqueles que moram no litoral, onde pode-se praticar esportes como triathlon. Imagino que Santos ainda será uma cidade com maior infra-estrutura e lazer do que é hoje. Seria a coqueluche daqueles que procuram aliar trabalho, esporte, lazer e muita qualidade de vida. Ainda assim, fico feliz de saber que Florianópolis é a única cidade da América Latina a sediar o cobiçado Ironman de Triathlon. Onde a cidade chega a receber mais de 2000 competidores vindos de mais de 30 paises. E o número aumenta a cada ano. Isto não é tendência ou modismo. É estilo de vida, superação, perseverança, auto-conhecimento. Enfim, concedam o nome que desejar. Para mim, o esporte é uma forma de auto-conhecimento muito superior e tão forte quanto uma terapia. Eu acredito que o homem não consegue viver muito tempo longe da natureza. As cidades foram feitas para morar, viver, trabalhar, mas é preciso momentos de convívio junto à natureza, seja no campo, seja no litoral. Ainda tentarei fazer um Ironman. A maratona está chegando. Quero fazer ano próximo. Resta idealizar uma prova mais ambiciosa. Quem sabe. Nada é impossível.

http://www.ironman.com

Nenhum comentário: