terça-feira, 11 de setembro de 2007

Os paranóicos


Dois amigos, sentados em uma mesa-de-bar, jogam conversa fora :

X. Você já teve insônia de amor ?
Y. Como assim ? Isto é, já. Mas insônia por amor. É diferente.
X. Insônia por amor ou de amor. Tudo a mesma coisa.
Y. Pois é. Tudo na mesma.
X. No meu caso, é diferente.
Y. Não entendi. Você acabou de falar que dá na mesma.
X. Veja bem. Quando você tem insônia de amor, é porque você fica pensando em alguém incessantemente. Sabe como é ? Alguém que você ainda não conhece.
Y. Sei. E então, a outra fica como ?
X. E quando é por amor, você acordado sonha com quem você está amando verdadeiramente.
Y. Ou seja, se você está namorando ou de rolo com alguém. Então, fica pensando nesta pessoa.
X. Mais ou menos.
Y. E o outro caso é quando você acaba de conhecer alguém e apaixona-se.
X. Opa. Você pegou a ligação.
Y. Peguei coisa nenhuma. Estou tentando sacar qual que é.
X. Okay.


"Y" acende um cigarro. Enquanto "X" pede outra cerveja.

Y. Okay coisa nenhuma. Quando é “por amor”, eu entendo que é projeção. Você projeta em alguém. É imagem apenas. Não é realidade.
X. E vira um tipo de sofrimento. “Por amor”.
Y. Carinha, faz o seguinte : - ou tu toma um porre e vai dormir. Ou tu liga na tv, internet, sei lá!
X. O problema é que a idéia é fixa. Tipo fixação. Perseguição. Coisa assim.
Y. Está bem. Está bem. Já ouviu um ditado que amor não se pede ?
X. Isto já ouvi sim.
Y. Então, relaxa. Parece moda este lance de fixação. Letra de música, sei lá.
X. Eu li recentemente sobre uma tese a respeito. É caso de terapia. Um sujeito passou 48 horas jogando sem interrupção. Outro, ficou dias esperando um telefonema de uma suposta namorada. Ambos tiveram surtos de violência.
Y. Epa, isto é doença ou é caso de análise ?
X. As duas coisas.
Y. Então, tu te ajeita com esta paranóia.
X. Eu queria.
Y. Isto é coisa de gente que não tem o que fazer. Sentar numa mesa de bar, estas horas, pra falar desta merda de porra de paranóia de amor ? Francamente. Meu time de futebol, como fica ?
X. Veja, você torce pelo teu time ?
Y. Sim.
X. Verdadeiramente ?
Y. Sim.
X. Você tem insônia quando ele perde ?
Y. Tenho. Fico remoendo estas perdas todas.
X. Hummmm ... Sei.
Y. Que foi ?
X. Você torce por amor ao time ou de amor ao time ?


"Y" pede licença e vai até o banheiro. Desorientado.