segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Sobre Café E Cigarros (Coffee and Cigarettes)



Sobre Café e Cigarros

Título Original: Coffee and Cigarettes
Ano de lançamento : 2003


Existe tema melhor do que este para encontros casuais de pessoas discursarem sobre diferentes assuntos ?

Pois é. Este foi o mote para que o diretor Jim Jarmusch (Ghost Dog) construísse este filme, que compreende de uma série de 11 curtas-metragens em que pessoas falam sobre suas experiências de vida, comentam vários assuntos, enquanto tomam uma chícara de café e fumam seus cigarros.
Esta cena que copio do youtube, mostra dois grandes ícones da música americana contracenando numa cena hilária. O recorte não permite visualizar o começo da história. Quando o personagem do Iggy Pop entra no bar, ele depara com uma jukebox - máquina de tocar discos. Ali, encontra músicas do Tom Waitts e fica perpléxo. Depois, quando ele vai embora, Tom Waitts vai até a jukebox e vasculha vários discos. E também fica surpreso ao encontrar coisas do Iggy. Entre esta brincadeira, aparece este diálogo incrível.
Tem uma cena maravilhosa de dois velhinhos, sentados numa mesa no meio de um calçadão e ficam falando sobre a vida e temas universais. Sem sombra de dúvidas, entre um café ou um cigarro, aproximam-se sinápses de diálogos mágicos, alumbramentos, poesias e todo um repertório que ( acredito eu ) todos nós já reviramos certa vez em um balcão de bar. O filme é imperdível.

Participam : Bill Murray, Cate Blanchett, Roberto Benigni, Steve Buscemi, Alfred Molina, Tom Waitts, Iggy Pop e outros.

Nenhum comentário: