Celebridades sempre ajudaram a impulsionar o mercado, sejam produtos ou serviços, moda ou eletrônicos. Madonna já ajudou a vender inúmeras marcas e seus produtos, de Versace à Luis Vuitton. Entretanto, eu jamais imaginaria uma HP lançando novos produtos utilizando celebridades como chamarisco. A linha de notebooks tem feito história. Primeiramente, uma parceria mundial trouxe Paulo Coelho como "garoto propaganda", enquanto a linha de produtos de imagem e impressão tinha como garota propaganda a pop-star Gwen Stefani. Atualmente, o cantor e produtor Pharrell está realizando uma ótima campanha mundial em parceria com a HP. Claro, depois de Pharrell realizar inúmeras parcerias com cantores e artistas de peso do Hip Hop, chegou até a atuar em um vídeo de Madonna. Por incrível que pareça, estas celebridades se conhecem de longa data. E não é à toa, que a Samsung irá patrocinar Madonna na sua breve e esperada (tão esperada) turnê pelo Brasil. Bem, Samsung é concorrente da HP, Madonna é amiga de Pharrel e devem ser amigos de Gwen Stefani. Por hora, Vanessa Camargo protagonizou uma propaganda no Brasil de notebooks da marca HP e é fã declarada de Madonna. O que vemos entre marcas, produtos concorrentes e celebridades ? O que importa para as marcas é o quanto uma tal celebridade tem de potencial para alcançar um público alvo e influenciá-lo. Paulo Coelho fez isto e teu alcance é mundial e atinge um público de qualquer idade. Não existe um "garoto propaganda" melhor do que ele para determinados produtos ou marcas. Obviamente que seu preço sobe as galáxias quando aceita ser "garoto propaganda" de uma marca. Que ótimo, as marcas tem poder para isto e pagam. Eu sigo por aí, acompanhando como os produtos tentam nos impressionar com suas campanhas faraônicas. Nesta história de campanhas, o primeiro passo depois da publicidade é fazer o consumidor entrar na loja para testar o produto (ou uma demonstração através do site do fabricante já é um começo bom). O segundo passo é fazer uma lista do que queremos e desejamos ter nos próximos meses e planejar a compra ou fazê-la imediatamente (para os mais necessitados). A influência existe e não é de agora. Celebridades são pessoas que tiveram a chance de se destacar e muito. Obviamente, pessoas como Gwen Stefani ganham muito dinheiro, viajam muito para diferentes países, conhecem diferentes culturas, artes, adquirem inúmeras coisas e acabam tendo um gosto mais diferenciado. Podendo tanto possuir um gosto refinado ou não. É apenas um jogo de marketing usar aquela imagem da celebridade para alavancar vendas de produtos. Quanto ao teu nível de sofisticação, glamour, inteligência, poder de influenciar e outros itens, fazem das celebridades tornarem-se marcas desejadas. Daí, começamos a entender porque as marcas associam com celebridades. Madonna trás para seu vídeo clip "Give It 2 Me" o cantor Pharell , parece estranho e não é. Uma parceria ? Não e sim. No mundo das celebridades, não conseguimos entender muita coisa, mas sabemos de muita coisa. Isto é, o que interessa para as marcas são números. Ou seja, o vídeo de Madonna com Pharell - que coloco abaixo - foi visto por mais de 9 milhões de pessoas. Isto não basta na internet. Então, como transformar números em dinheiro ? Pergunte as empresas, pergunte a indústria. Por isto, existem tanta gente falando de celebridades e tanta celebridade falando de marcas e produtos, e tantas marcas e produtos infestando nossos lares. É um ciclo. Isto é marketing, e que criou a publicidade. E tudo nasceu da necessidade de vender coisas. Se fabricamos, precisamos vender e alguém tem que comprar. O mundo moderno entendeu que pagando bem às celebridades, elas vendem coisas, tornam-se mais ricas. Nós ficamos encantados com as publicidades, o tempo passa e as coisas mudam novamente e parece que o filme se repete. Isto é a indústria de consumo. Daqui um tempo, será muito provável que Madonna vá até sua casa pessoalmente para vender-lhe um Rolls Royce. Só não sei se ela usará um modelito Versace ou uma Dolce Gabbana. Está duvidando?
Madonna "Give It 2 Me" (feat. Pharrell)
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