quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Francis Bacon (1909-1992)

Um amigo meu assustou quando disse que Francis viveu mais de 80 anos. É verdade. Certa vez, assisti um documentário sobre ele na TV Cultura. Continha uma entrevista, por sinal, muito engraçada. Ele completamente chapado, devido ao àlcool que sempre consumiu. Percebia-se que não estava sóbrio, porém, extremamente interessante seus diálogos. Ler e ouvir sobre sua arte e vida é impactante, hipnótico, magnífico. Sempre um aprendizado. Lembro de ter visitado - tempos atrás - a Galeria Fortes Vilaça. Encontrei várias telas do F.Bacon. O exagero das tintas, eram telas muito pesadas. A grossura das pinceladas, as cores, os contornos, a percepção cromática de luz, tons escuros, aquilo gerou em mim tamanhas impressões sobre o artista. Lembrou vários trabalhos do Iberê Camargo. Artista que também fora influênciado por F.Bacon. Eu gosto de telas pesadas, carregadas, aquelas marcas de espátulas proporcinando outro tipo de realismo. Seus temas. Li em um livro de arte que a primeira exposição de Bacon gerou tremendo escândalo na Europa. Exatamente porque os artistas vinham dialogando muito sobre as guerras, a matança de pessoas e crianças no continente Europeu. Bacon soube dialogar com estas experiências. A arte tem este sensorial apurado. Este viés ou diálogo com temas relevantes. Jackson Pollock era outro artista de obras monumentais, carregadas de camadas de tintas. E Pollock também tinha estas experiências com bebidas. Por conta do vício. Não sei se poderei dizer que isto influênciou toda sua obra. Creio que sim. Bacon era maluco e genial. Sempre acreditei que artistas, no caso do desenho e pintura, ou nascem com este dom ou tem algo espiritual. Aquilo que vai além da técnica, que supera ou independe dela. Bacon não fez faculdade de artes. Entretanto, foi um gênio. Sendo magnífico com sua arte e estilo. Sua maneira de fazer as pessoas encantarem ou não com teu trabalho. Apesar que ele nunca importou com as opniões e/ou críticas. Pintava seus quadros e, depois de concluí-los, jamais voltava a trabalhar neles. Nem sequer tinha interesse em vê-los. Bacon é um dos meus artistas preferidos. Sempre será.

Encontrei estas pérolas no Youtube. Alguns vídeos foram apresentados em programas televisivos no Brasil. É uma bela mostra do trabalho deste artista plástico.



On Life, Death, and Gambling















O estúdio do Francis era uma bagunça. Dá pra ver os "baldes" de tinta. Que tanto caracterizou sua pintura e traços "pesados" e "carregados". Extremamente marcante e característico da sua obra genial.



Nenhum comentário: