quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Oswaldo Goeldi

"Solitário", Xilogravura, 1950
http://www.centrovirtualgoeldi.com/img_bd/000176_G.jpg


"Pesadelo 2", Nanquim, 1917
http://www.centrovirtualgoeldi.com/img_bd/000442_G.jpg


Oswaldo Goeldi

O brasileiro Goeldi foi um grande Ilustrador, desenhista e gravador. Nascido no Rio De Janeiro, participou de importantes exposições, como na 25a. Bienal de Veneza. Na primeira Bienal Internacional de São Paulo, Goeldi ganhou um importante prêmio de Gravura. Suas obras já participaram de uma centena de exposições no Brasil, França, Suíça, Espanha e outros países.

Atualmente, ando estudando desenho (lápis carvão, nanquim e aquarelas), e tenho observado cada vez mais o trabalho de Goeldi. Desde que conheci este desenhista e ilustrador, jamais deixei de observar sua trajetória. Eu acredito que sua arte seja conceitual, é conceitual. Atualmente, comprei um livro de entrevistas com o artista Francis Bacon ("Entrevistas Com Francis Bacon", ed. Cosac Naify) e que não paro de ler. Uma das coisas que Bacon comenta é sobre o trajeto das tuas pinturas. Que quase sempre eram acontecimentos. Isto é, o trajeto da tinta e dos traços pareciam ser acidentais. E desta arte "não pensada", e sim, "ocasional", ele daria grande importância na sua trajetória artística. Talvez, posso imaginar o quanto Bacon e Goeldi poderiam ter sugerido coisas entre seus trabalhos caso fossem amigos. São trabalhos muito diferentes. Mas tem uma universalidade. Como na fase dos pesadelos que Goeldi tentava retratar nas suas ilustrações. E Bacon fazia algo também muito diferente com sua perseguição por retratar o Humano de maneira tão forte e tão diferente. São artistas que admiro, que me faz pensar sobre a capacidade da arte e do quanto ela pode transformar a cultura ao qual ela também faz parte.

Informações :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Goeldi

http://www.centrovirtualgoeldi.com/default.aspx

2 comentários:

Livraria 30PorCento disse...

Quero divulgar uma nova livraria virtual que vai facilitar, pelo menos um pouco, pro bolso do universitário. A livraria chama 30PorCento e oferece 30% de desconto em todos os livros que vende, inclusive o livro do Goeldi a que você se refere no artigo. , da Cosac Naify. O endereço é www.30porcento.com.br .

Chico Ribas disse...

Adorei isso. Umberto, eu fiz um blog só para as poesias e os contos suicidas. O endereço é "www.privadasemsaida.zip.net"

Passe por lá.

Bjos