sábado, 9 de agosto de 2008

Um pouco sobre a família Alitto.

Samuel Alito



Desde pequeno, sempre enfrentei comentários sobre como pronuncía-se a palavra "Alitto". Alguns amigos e colegas costumavam brincar de dizer que era "mal hálito". Não vou discorrer sobre isto. A Família Alitto teve forte formação na Itália, é um nome próprio do século XI. Antes da conquista da Itália, os Alitto´s eram famílias Vikings, originários da Escandinávia. Muito antes da primeira guerra mundial, vários descendentes migraram para os Estados Unidos (Califórnia, NY, Chicago, Boston, Texas), assim como, Argentina (Buenos Aires). Meus bisavós, Luis Piccillo e Maria Alitto vieram da Itália para o Brasil antes de estourar a 1a. guerra mundial. São os únicos imigrantes a mudar para o Brasil. Foi um erro de rota, muito comum naquela época. Eles estavam a caminho de Nova York e acabaram vindo para o Rio de Janeiro/Brasil. A história deles eu ainda não posso contar aqui. E meu avô paterno, Nicolau, nasceu na viagem e foi batizado como Brasileiro. Posteriormente, adquiriu cidadania italiana. Hoje, tenho contato com vários descendentes da família Alitto (pode-se assinar também Alito, tem variações) radicados em continentes como Europa, América do Norte e América do Sul. É uma família (sobrenome) muito pequena e muito católica. Os primeiros Alitto´s do século XI eram famílias de vassalos atuando na região norte da Itália. É comum encontrar descendentes atuando em diversas áreas como : Medicina, Direito, Artes, Comércio, Indústria e outros. Meu Pai, por exemplo, foi industriário do ramo de Calçados e produtor musical. Posteriormente, migrou para uma multi-nacional (Alpargatas) onde atuava como Gerente para uma divisão de calçados e lonas. Existem coisas muito interessantes quando analisamos nossas famílias por seus diversos aspectos. Hoje, compreendo muito mais porque o Catolicismo é muito forte na minha formação. Apesar de ser adepto também do Budismo. Das letras, tenho alguns primos escritores e outros tantos artistas plásticos. São gerações que atravessaram séculos aprimorando cultura e conhecimento. Como Jung mesmo dizia, em nossos processos de individuação temos que fomentar o reconhecimento e entendimento de nossas raízes, nossos passados, nossa origem para podermos compreender melhor nossa pessoa.


Samuel Alito: ele tem parentesco com a família Alitto/Alito. Seu Pai migrou para os USA ainda na 1a. Guerra Mundial. Segundo meu primo Gaetano Alitto, da Universidade de Chicago, Samuel pertence a família Alitto (originária da Itália). Samuel é Juíz associado da Suprema Corte dos Estados Unidos da América. Não, eu não tenho contato com Samuel. Apenas com Guy e outros mais. E ainda não visitei a Itália, infelizmente. Só visitei países da América do Norte e Sul. A velha europa eu não conheço pessoalmente.

Nenhum comentário: