terça-feira, 17 de julho de 2007

1979



The Smashing Pumpkins - 1979 (Live)

Eu não tenho 28 anos agora. No ano de 1979 ainda estava aprendendo a ler. Dentre tantas músicas que já ouvi, esta eu gosto bastante, tanto pela tua sonoridade quanto peso.
Smashing Pumpkins é uma banda de Chicago e que fez bastante sucesso nos anos 90, apesar de ter surgido na década anterior. O álbum duplo que contém este hit - Mellon Collie and the Infinite Sadness - foi eleito como um dos mais bem sucedidos da história do rock. Era um disco recheado de ótimas canções, e que proporcionou à banda status e famosas turnées. Perdoem-me pela minha preferência. Entretanto, considero Smashing muito mais criativo do que foi certa vez o Nirvana. Apesar de gostar de ambos. Existem pessoas que discordarão veemente. Agora, basta ouvir comentários sobre o primeiro disco "Gish", ofuscado pelo então "Nevermind" da banda de seatle. Logo, encontrarão tais respostas e confirmações. Enganam-se aqueles que pensam da influência punk-rock neste eclético som gerado por esta banda de Billy Corgan. Teu som basicamente é composto por guitarras pesadas, com elementos de heavy metal, gothic rock, indie e barulhos eletrônicos. O visual caprichado e vídeo-clipes muito bem produzidos podem imprimir um certo perfeccionismo de Billy Corgan. Dando sinais por ser uma coisa meio auto-biográfica. Já que nem só de fantasias e glamour vivem estas bandas. Muitas vezes, temos uma realidade absurdamente revelada nos vídeos, letras e canções. Dando aquele tom do tipo "a vida como ela é". Vez ou outra, tenho ouvido muito o disco solo de Billy. Cujo trabalho flerta bastante com o som de outro cara genial, Mark Lanegan. Me parece que ambos tem uma certa influência de Tom Waits, em graus diferentes.

Nenhum comentário: