Orfeu
Na mitologia grega, este personagem era poeta e músico. Filho de Calíope, foi reconhecido como o mais talentoso músico. Tinha o poder de seduzir qualquer ser vivo quando tocava sua lira. E o dom de tranquilizar os animais selvagens. Dos 50 homens que atenderam ao pedido de Jasão para busca do velocino de ouro, Orfeu foi um destes. Orfeu, ao perder sua amada Eurídice, resolveu lutar até o fim para reencontrá-la. Mesmo que tivesse de falar com os Deuses. Quando deu conta da perda eterna de Eurídice, ele tornou-se um homem amargurado. Um dia, Orfeu caminhou até o rei dos mortos. Deixando tal rei incomodado ao saber que estava sendo importunado por um vivo. Porém, a música de Orfeu comoveu profundamente este rei. Orfeu queria que ele trouxesse de volta sua amada. O rei resolveu atender ao pedido de Orfeu. Mas com uma condição : que ele não olhasse jamais para Eurídice até que ela atingisse a luz do sol ao sair de um túnel.
E ao sair deste túnel, Orfeu olha para trás por um instante e vê apenas um fantasma. Então, descumprindo a promessa, perde para sempre sua amada. Por ter recusado olhar para qualquer mulher, por perder definitivamente Eurídice, certa vez, foi atacado. Furiosas por terem sido ignoradas, um grupo de mulheres selvagens atacam Orfeu, atirando dardos e pedras. Apesar de sua música tentar protegê-lo, os gritos das mulheres abafam seu canto. E, perdendo seus poderes, tornou-se frágil até morrer. Depois, mutilaram seu corpo e jogaram sua cabeça cortada no Rio Hebrus. Diz que ele morreu cantando o nome de sua amada. O que comoveu as mulheres e resolvem sepultá-lo no Monte Olimpo. Desde esta época, o canto dos rouxinóis tornaram-se mais doce. Estas mulheres selvagens, chamadas de Mênades, receberam castigo dos Deuses por tamanha crueldade. Foram sendo enraizadas até virarem árvores, fortes, robustas e imóveis. Até que um dia, secaram e caíram ao chão.
Este vídeo acima encontrei no Youtube. Chama-se "Orfeus". É um canto sinistro e o clipe de imagens sugere uma cidade européia fantasmagórica. O trailer é bom. Com uma vóz em off que parece alguém gemendo, ou um certo fantasma que preenche a cena deixando um tom sinistro e funesto. Tem uma fotografia pertinente de um personagem e que lembra Kafka na sua adolescência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário