sexta-feira, 6 de julho de 2007




NINA

Este é um filme inspiradíssimo na obra "Crime e Castigo", de Dostoiévski. Um dos poucos filmes brasileiros com uma proposta deste nível e admirável. A atriz Guta Stresser interpreta Nina, uma jovem repleta de problemas e metida em confusões. Creio que a atuação dela ficou um tanto forçosa, inevitavelmente pela idade da atriz diante do universo da personagem. Que no roteiro dá a impressão de ser muito jovem.
É uma das raras oportunidades para ver a ótima atuação de Myrian Muniz em seu último trabalho no cinema. Ela, por si só, dá um peso extravagante e belo ao filme.
Uma das melhores cenas deste longa é a sequência onde aparece a personagem prostituta, interpretada brilhantemente pela atriz Renata Sorrah. A fotografia é muito boa. Independente da maquiagem borrada de Nina, um tanto gótica demais.

Sinopse
"Nina (Guta Stresser) é uma jovem de sensibilidade agudíssima e mente fragilizada, que procura meios de sobrevivência numa metrópole desumana. A proprietária do apartamento onde mora, Dona Eulália (Myriam Muniz), uma velha mesquinha e exploradora, parece ter prazer em esmagar a vontade da sua inquilina exaurida. Em meio aos desenhos que faz em toda a parte e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, Nina mergulha nos fantasmas de seu inconsciente até acabar envolvida em um crime."

Nenhum comentário: